segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Cabeceiras inaugurou pista de aviação

Abrem-se novos voos com a pista de aviação

A população de Cabeceiras de Basto foi ontem ‘ver aviões’ na inauguração da pista de aviação construída na freguesia de Abadim. Vários ultraleves mostraram as suas habilidades, mas o município cabeceirense já projecta outros voos para esta infraestrutura.

O Chefe do Estado-Maior do Exército, General Pinto Ramalho, marcou ontem presença na inauguração da pista que nasceu da conjugação de vontades (e esforços) do Município de Cabeceiras de Basto e do Exército Português, em particular o Regimento de Engenharia n.º 3 de Espinho.

O presidente da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, Joaquim Barreto, destacou a “localização estratégica” da pista de aviação no norte de Portugal em relação a importantes manchas florestais que incluem a Serra da Cabreira, o Parque Nacional da Peneda-Gerês e a Serra do Marão, entre outras.

Esta localização é complementada pela proximidade a várias albufeiras (Ermal, Rio Caldo, Salamonde, Venda Nova) e a outras a construir na bacia do Tâmega, o que lhe confere interesse estratégico no apoio ao combate a incêndios florestais.

Além do papel na protecção civil, o município tem planos para ‘voar’ também no turismo, promovendo a relação do mar com a serra.

A demonstração de dez aeronaves do Aeroclube da Póvoa de Varzim, ontem, na inauguração pretende ser o início de uma colaboração que o município quer estreitar e alargar.

Joaquim Barreto acredita que a pista localizada em plena Serra da Cabreira abre ‘um corredor aéreo’ para a paisagem, património e hospitalidade que Cabeceiras de Basto oferece.

Um “equipamento para o presente e para o futuro” é o que pretende ser a pista que representa um investimento de um milhão e 250 mil euros realizado ao longo de várias fases, desde 2001.

A pista de aviação é um projecto-âncora, já que pode ser rentabilizada como hipódromo ― quando não houver aviões ― e como palco para chegas de bois, na tentativa de preservar uma tradição serrana, realçou o edil cabeceirense.

Joaquim Barreto relevou o “trabalho árduo”, ao longo de anos, dos militares do Exército, sobretudo do Regimento de Engenharia n.º 3 de Espinho. “Foram abnegados e excelentes profissionais” num trabalho que “deixa marcas e faz história em Cabeceiras de Basto” enalteceu o autarca.

O Chefe do Estado-Maior do Exército apontou a “nova postura das Forças Armadas” que apostam numa maior proximidade com as populações através de outras missões de interesse público. A pista de aviação construída em Abadim é “um bom exemplo da profícua colaboração entre o Exército Português” e a autarquia de Cabeceiras de Basto.

O General Pinto Ramalho lembrou que a ampliação da extensão da pista de 800 para 1000 metros, o alargamento do cone de aproximação e a execução de um ‘taxiway’ permitiram alargar o âmbito de utilização desta infraestrutura ao turismo e ao lazer, para além da missão primordial de apoio ao combate a incêndios florestais.

O comandante do Exército acredita que o “resultado do intenso labor do soldados de engenharia (...) atrai para a região novas oportunidades de negócio”.

Fonte: Correio do Minho

Nenhum comentário: