segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Navegador Fernão de Magalhães terá nascido em Ponte da Barca

Fernão de Magalhães, o navegador que comandou a primeira viagem de circum-navegação ao globo, é natural de Ponte da Barca. Quem o afirma é Amândio Barros, investigador da Faculdade de Letras da Universidade do Porto e especialista em História Marítima, refutando as teorias que atribuem a Sabrosa e ao Porto a naturalidade do navegador.

Na obra “A naturalidade de Fernão de Magalhães revisitada”, recentemente lançada no âmbito da Feira do Livro de Ponte da Barca, o historiador considera que “a naturalidade do explorador está perto de ficar resolvida”, justificando que os dados analisados, nomeadamente as relações familiares do navegador, bem como a presença dos seus parentes na zona de Ponte da Barca, “assim o permitem determinar”.

Mais…

GRANDE PORTO online

Um comentário:

Susy Almeida disse...

Realmente confirma-se a naturalidade de Fernão de Magalhães como sendo de Ponte da Barca pois, o único documento, qté ao momento, que estabelecia duvidas relativamente à sua naturalidade era um testamento supostamente realizado por Fernão de Magalhães, quando o mesmo se trata de um documento forjado por um suposto sobrinho neto do navegador que tencionava conseguir tirar louvores com os feitos deste navegador. Verdade é que existem documentos lavrados, que se encontram no arquivo de sevilha que referem que Magalhães era das terras da nobrega, ou seja, de Ponte da Barca.
Assim sendo, creio que não há motivos para continuar a persistir a duvida relativamente à sua naturalidade.