sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Escolas repletas de bibelôs modernos

Escolas têm um PC ligado à net por cada 5,6 alunos

A ministra da Educação garantiu ao JN que cumpriu os principais objectivos do Plano Tecnológico definidos para a sua área. Lurdes Rodrigues assume que só ficou aquém no que respeita aos quadros interactivos.

O Plano Tecnológico da Educação (PTE) cumpriu a maioria das metas fixadas para 2010, à excepção da disponibilização de um quadro interactivo por cada três salas de aulas e de um computador com ligação à Internet por cada cinco alunos.

As metas do PTE apontam a existência de nove mil quadros interactivos no universo escolar do 5.º ao 12.º ano. Ora, segundo o balanço ontem avançado pelo Ministério da Educação, são actualmente 7613 (em 2005, eram 300). No que toca aos PC com ligação à Internet, são um por cada 5,6 alunos, sendo a meta para 2010 de um por cada cinco alunos.

A ministra da Educação garantiu ao JN que são “diferenças insignificantes” e que “será muito fácil” chegar ao proposto. Para Maria de Lurdes Rodrigues, o PTE “chega agora ao fim de uma fase muito importante, que era fazer chegar a todas as escolas todos os meios que possibilitem melhorar muito as condições de trabalho e de aprendizagem”.

Os indicadores do PTE dão conta da existência de 228 361 computadores nas escolas (contra 73 mil em 2005), “esforço a que se soma”, disse a ministra, os 783 588 computadores pessoais (407 700 no primeiro ciclo), cuja aquisição foi apoiada pelo Estado, além dos 87 mil portáteis para professores.

A velocidade de ligação das escolas à Internet subiu de menos de 2 Mbps há quatro anos para mais de 64 e há 28 697 salas de aulas do 5.º ao 12.º ano com videoprojectores. Para chegar a estes números, o PTE terá implicado, até ao final do ano, um investimento de 400 milhões de euros, além dos custos de ligação, de formação de professores e de produção.

Paralelamente, foi ontem publicada a autorização para a aquisição de bens e serviços no valor de 33 milhões de euros para criar um sistema integrado de comunicações entre serviços do Ministério da Educação e entre estes e as escolas.

A ministra da Educação ficará responsável pela aprovação das peças do concurso, pela designação do júri do concurso e por proferir o acto de adjudicação e aprovar a minuta do contrato.

Fonte: Jornal de Notícias

Para saber mais:

ProfAvaliação

Um comentário:

jcerca disse...

Plano Tecnológico da Educação. Quadros Interactivos acabarão por apodrecer nas escolas? A discussão continua aqui: http://bit.ly/pJuTp