terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Terá sido suicídio colectivo?

Medo matou milhares de pássaros caídos nas ruas

por Lusa

A “chuva” de pássaros mortos que surpreendeu, no sábado, os habitantes da pequena vila norte-americana de Beebe, no estado do Arkansas, deveu-se ao medo das próprias aves, admitiu hoje um responsável dos serviços veterinários.

Temos quase a certeza de que foi um traumatismo que causou a morte” das aves, declarou George Badley, responsável dos serviços veterinários do Arkansas, citado pela agência AFP, acrescentando que os pássaros em causa, os tordos-sargento, que têm uma má visão nocturna, morreram quando, amedrontados, embateram em casas e árvores.

Mais de cinco mil aves mortas, a maioria tordos-sargento, foram encontradas no sábado nas ruas de Beebe. Um habitante contou ter ouvido durante a noite de fim de ano o que lhe pareciam terem sido várias explosões — provavelmente fogo de artifício ou tiros para dispersar pássaros incómodos —, seguidas de um voo errático de uma grande quantidade de aves.

O estado do Arkansas decidiu abrir, ainda assim, um inquérito para se certificar de que as aves não foram envenenadas nem estavam doentes.

Diário de Notícias

Nenhum comentário: