quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Mestrados por atacado

Reitores

Relatório dá mestrado a licenciados ‘pré-Bolonha’

por PATRÍCIA JESUS

Formação das antigas licenciaturas e experiência profissional vão dar equivalência.

Um relatório sobre a experiência profissional e a realização de uma cadeira ou seminários correspondentes a um máximo de 20 créditos vão chegar para que um licenciado que trabalhe há mais de cinco anos consiga o grau de mestre. Incentivar os que tiraram a licenciatura antes do processo de Bolonha a voltar à faculdade para tirar mestrado é um dos objectivos desta medida, recomendada pelo Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas.

Há mais de um milhão de licenciados e a grande maioria, que se licenciou antes de Bolonha, pode beneficiar desta oportunidade e usar a formação da licenciatura e formação profissional para passar quase directamente à “segunda fase” de um mestrado.

Para os que não têm cinco anos de experiência profissional “relevante” há outra opção: apresentar uma dissertação “de pendor científico ou profissional”.

Em ambos os casos, o processo começa com a inscrição num “ciclo de estudos de mestrado da especialidade”, mas é possível avançar rapidamente porque a formação adquirida na licenciatura — mais longa do que as de Bolonha - e no trabalho são creditadas pelas universidades.

Também em ambos os casos a faculdade vai exigir alguma formação teórica complementar para atribuir o grau de mestre. Mas as cadeiras “não deverão ultrapassar um máximo de 20” créditos, o que se pode obter facilmente num semestre, até através de seminários, em horário pós-laboral. Resta saber se o candidato terá de pagar as propinas correspondentes a todo ciclo, o que geralmente atinge os milhares de euros, apesar de não precisar de frequentar a maior parte das aulas.

Nenhum comentário: