domingo, 16 de janeiro de 2011

Que bom seria, se fosse verdade!...

“Estamos no Qatar para ficar”

16 Janeiro 2011 | 17:51

Lusa

O primeiro-ministro José Sócrates prometeu hoje em Doha, na abertura do Fórum Empresarial entre Portugal e Qatar que está no país “para ficar”.

José Sócrates, perante centena de empresários de ambos [os] países disse que a sua vinda [ao] Qatar, que termina hoje, servirá para “reforçar os laços políticos”, frisando que é a primeira vez que um primeiro-ministro de Portugal faz uma visita oficial aquele país.

Em jeito de agradecimento, o primeiro-ministro agradeceu o apoio do Qatar à candidatura de Portugal ao mundial de futebol e disse que Portugal votou no Qatar e assim contribuiu para a vitória daquele país que vai organizar o evento em 2022.

“Sabemos da importância do Qatar na economia mundial”, disse Sócrates, acrescentando que essa é uma das razões porque traz uma comitiva portuguesa de negócios: “Viemos com intenção de continuar uma relação económica que possa servir os dois países”.

Como trunfos da economia portuguesa, o primeiro-ministro ofereceu o conhecimento e a influência portuguesa na Europa, através da União Europeia, mas também a América Latina, nomeadamente o Brasil, os países africanos de expressão da língua portuguesa e ainda a Ásia.

José Sócrates, para ‘vender’ o país, destacou dois sectores de actividade: construção civil e Obras Públicas e novas tecnologias de informação e comunicação, dando o exemplo de que Portugal “é o país europeu que lidera o ‘ranking’ de ‘e-governance’.

O primeiro-ministro falou ainda do sector energético e disse que Portugal “é um dos países do mundo que mais está a apostar nos carros eléctricos”.

O Fórum Empresarial serviu também para que a Câmara de Comércio do Qatar e a Confederação da Indústria Portuguesa assinassem um memorando de entendimento para cooperarem em várias áreas de negócio com destaque para a construção civil e distribuição.

Após a visita oficial ao Qatar, José Sócrates parte hoje para Abu Dhabi onde estará até terça-feira.

Esta é uma visita em que o primeiro-ministro está acompanhado por vários ministros, entre os quais Teixeira dos Santos (Finanças), Vieira da Silva (Economia), Luís Amado (Negócios Estrangeiros) e António Mendonça (Obras Públicas e Transportes), em que está previsto encontros bilaterais com os respectivos homólogos nos dois países. Fonte governamental afirmou que esta visita pretende reforçar a presença de empresas portuguesas naquela área do globo de forma a posicionarem-se para o “enorme investimento” que ambos [os] países estão a programar para a próxima década e que culminará com a realização do campeonato do mundo de futebol no Qatar em 2022.

Para a visita aos Emirados Árabes Unidos, o primeiro-ministro fará, na segunda-feira, a abertura da Cimeira Mundial de Energia onde estará presente como orador ao lado de chefes de Estado e de Governo de outros países.

A Cimeira Mundial de Energia, que decorre entre 17 e 20 de janeiro, vai juntar personalidades como o secretário-geral da ONU, Ban Ki-Moon, o presidente da Islândia, Ÿlafur Ragnar Grimsson, a princesa Victoria da Suécia, o Grão-Duque Guilherme do Luxemburgo ou o presidente do Paquistão Asif Ali Zardari.

()

Jornal de Negócios

Nenhum comentário: