terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Deputados ouvem representantes da comunidade educativa

Educação

Representantes da comunidade educativa ouvidos hoje no Parlamento

18.01.2011 — 08:37 Por Lusa

Organizações representativas dos professores, inspectores, psicólogos e outros profissionais da Educação levam hoje ao Parlamento as suas preocupações, juntamente com representantes de pais e alunos, estando também marcada uma audiência com a Associação Portuguesa de Editores e Livreiros.

A Comissão de Educação recebe a Confederação Nacional das Associações de Pais (Confap), a Confederação Nacional Independente de Pais e Encarregados de Educação (CNIPE), a Delegação Nacional de Estudantes do Ensino Secundário e Básico (DNAEESB), a Federação Nacional dos Sindicatos da Função Pública (FNSP), a Federação Nacional dos Professores (Fenprof), o Sindicato dos Inspectores da Educação e do Ensino (SIEE), o Sindicato Nacional dos Psicólogos (SNP) e o Sindicato dos Trabalhadores da Administração Local (STAL).

Os representantes da comunidade educativa convergiram nas críticas às políticas seguidas para a educação e aos cortes orçamentais para 2011 e em Novembro passado subscreveram um manifesto em defesa da estabilidade na escola.

“Na ânsia de poupar, sobretudo em recursos educativos, dispensando professores e trabalhadores não docentes das escolas, medidas como a criação de mais mega-agrupamentos, as alterações curriculares propostas para 2011/2012, assim como as regras previstas para a organização desse ano escolar serão demolidoras das condições de trabalho nas escolas e porão em causa a qualidade do ensino”, sublinha a Fenprof. As organizações vão apelar aos deputados para inverterem o rumo que a educação está a seguir e que a Fenprof classifica de “desastroso”.

Defendem já um alargamento da plataforma a outras entidades, como autarquias e estudantes do ensino superior. Preocupações com o emprego, as condições de trabalho e o futuro das escolas e da educação levaram já vários sindicatos do sector a reunirem-se na semana passada para decidir um conjunto de acções. Após a audiência à comunidade educativa, os deputados ouvirão a Associação Portuguesa de Editores e Livreiros (APEL).

()

PÚBLICO

Nenhum comentário: