segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Leituras da minha juventude

«Aventuras de João Sem Medo», de José Gomes Ferreira, e «O Meu Pé de Laranja Lima», do brasileiro José Mauro de Vasconcelos, são das primeiras obras literárias compradas por mim e que ainda conservo entre os demais livros da minha biblioteca.

Antes de ler estes, já teria lido muitos outros, pois requisitava-os assiduamente na Biblioteca Itinerante Calouste Gulbenkian que visitava mensalmente a minha aldeia, a partir da altura em que comecei a ler. Quando adquiri estes, sugeridos pelo meu professor de Português, tinha 15 anos e frequentava o antigo 3.º Ano do Liceu, o equivalente ao actual 9.º Ano. Diverti-me e emocionei-me com as aventuras do João Sem Medo e do Zezé. Que momentos agradáveis passei enquanto lia estes livros!

Não foram estes que criaram em mim o gosto de ler, pois já lia há alguns anos, mas terão certamente contribuído para manter vivo o meu gosto de ler. Não sei explicar como me surgiu este gosto de ler, mas o que eu posso afiançar é que ao longo de mais de 40 anos já li muitos livros, não só em língua portuguesa, mas também em francês, inglês e espanhol. E nunca considerei tempo perdido o que passei a ler.

A leitura é um “vício” que eu não me importo de ter, embora seja cada vez mais caro alimentá-lo. A leitura é um “luxo” de que eu não prescindo! Apenas gostava de ter mais tempo livre para poder ler muitos livros que me rodeiam, à espera do momento adequado para me franquearem a entrada.

Nenhum comentário: