terça-feira, 3 de agosto de 2010

«Coisas d'O Diabo» sobre Educação

Coisas d’O Diabo

Extinga-se

O folhetim dos exames ainda mal começou, mas os primeiros capítulos prometem um longo e sumarento enredo. A ministra da Educação, Isabel Alçada, está apostada em “acabar com os chumbos” nas escolas, porque (pensa Sua Excelência) “reprovar não serve para ajudar os alunos”. Sabe-se o que inspira esta “ideia”: o triunfo da sociedade do facilitismo e da irresponsabilidade. Sabe-se também o que a impele: a conveniência de, nas estatísticas, o Governo poder exibir um quadro de “sucesso” e de “qualificação”, mesmo que não passe tudo de uma mentira. Só não se sabe é por que razão não propõe a ministra a extinção, pura e simples, das aulas, dos professores e do ensino. Pela sua linha de pensamento, seria mais coerente conceder logo o doutoramento aos recém-nascidos. Poupava dinheiro e obtinha o mesmo resultado.

Possibilidades

O extraordinário alvitre de Isabel Alçada levantou um coro de protestos entre professores e pais, e também entre políticos ainda não completamente rendidos à “lógica” do laxismo. Mas, na emenda, a ministra fez ainda pior do que no soneto: invocando “o progresso, o desenvolvimento e a melhoria das competências dos portugueses”, ameaçou que o fim dos ‘chumbos’ “não será uma medida isolada”. Não tendo desenvolvido esta nova “ideia”, Isabel Alçada deixa caminho aberto a todas as suposições. Por exemplo: será que os alunos mais cábulas vão ser premiados com viagens às Bahamas? Será que pretende criar uma figura de “chumbo excepcional” para os estudantes que realmente estudem? Será que quem mais faltar às aulas terá direito a três mestrados de bónus? Tudo é possível...

“Resultados”

Ainda assim, Sua Excelência concede que “não é intenção acabar imediatamente com os chumbos”, mas sim “abrir um debate público com os professores, os directores das escolas, com os pais e com a sociedade em geral”. Se esse “debate público” for igual àquele a que o Governo de Sócrates nos habituou, estamos conversados. O caminho, seja como for, está apontado pela própria ministra: “Temos maus resultados e precisamos melhorá-los”. Aplicado este lindo “princípio” a outros sectores da vida social, teríamos isto: para acabar com as listas de espera nos hospitais, punha-se fim às operações; e para pôr fim à crise na economia, acabava-se com o Banco de Portugal e o Tribunal de Contas. A realidade não importa: o que conta é a estatística!

Público/ privado

Neste triste universo do ensino estatal terão de ingressar, já no próximo ano lectivo, muitos alunos que até agora estudavam em escolas privadas. É a crise: com o dinheiro contado ao cêntimo, subiram exponencialmente as inscrições nas escolas oficiais. “Há famílias com problemas de desemprego que não conseguem manter os seus filhos no ensino particular e cooperativo”, lembra Rodrigo Queiroz e Melo, director executivo da Associação destes estabelecimentos de ensino. “A subida na procura das escolas públicas fez esgotar as vagas”, informa por seu lado Álvaro Almeida dos Santos, presidente do Conselho de Escolas. Pouco importa, contudo: se é para passar de ano sem nunca fazer exame, para quê gastar dinheiro?

___________________________________

O Diabo 3 de Agosto de 2010 | Ano XXXIII | N.º 1753

Nenhum comentário: