quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Uma estranha forma de dar nas vistas

Pintura não sofreu danos

Cidadã russa arremessa taça de porcelana contra a Mona Lisa

12.08.2009 - 10h05 PÚBLICO

É uma das pinturas mais emblemáticas do mundo, constantemente rodeada por hordas de visitantes, mas isso não impediu uma cidadã russa de arremessar uma taça de porcelana contra a Mona Lisa. Como a pintura está protegida por um vidro, a obra-prima de Leonardo da Vinci não sofreu qualquer dano.

A cidadã russa responsável pelo ataque visitou o museu do Louvre, em Paris, no primeiro domingo do mês e levou consigo uma taça que, a determinado momento, arremessou contra a obra, numa acção de protesto pelo facto de as autoridades gaulesas não lhe terem concedido a nacionalidade francesa.

A taça desfez-se contra o vidro à prova de bala que protege a pintura, que não chegou a sofrer qualquer dano. O incidente nem sequer chegou a obrigar ao encerramento da ala do Louvre onde está a Mona Lisa.

“A visitante foi imediatamente detida pelos guardas do museu. Ela entregou-se voluntariamente”, indicou David Madec, um porta-voz do museu, citado pelo “The Guardian”.

Entretanto a mulher já foi libertada, depois de uma avaliação psiquiátrica. O Louvre apresentou uma queixa formal contra a atacante, porque a polícia foi obrigada a intervir.

Nenhum comentário: