Padre Fontes organiza mais uma “Noite das Bruxas” de sexta-feira 13, em Montalegre
O padre António fontes vai fazer o esconjuro de mais de mil litros de queimada, a “mistela mágica” que pode livrar de bruxedos, feitiços e maus olhados, em mais uma sexta-feira 13 em Montalegre, anunciou a autarquia.
Desde 2002 que a câmara de Montalegre organiza as “Noites das bruxas”, que de realizam em todas as “sextas feiras 13” e já fazem parte integrante do calendário cultural do Barroso.
A única sexta feira 13 de 2010 vai ser assinalada na “capital do misticismo” com um espetáculo que abre portas às bruxas, duendes e seres demoníacos e envolve mais de 300 figurantes profissionais, atores, bailarinos e músicos.
Como já é tradição, a “Noite das Bruxas” vai continuar a ter como personagem principal “Dom Bruxo”, o padre António Fontes, conhecido pelos congressos de Medicina Popular de Vilar de Perdizes, que tem como função fazer a queimada, a “mistela abençoada” que pode livrar de bruxedos, feitiços e maus olhados.
Serão cerca de mil litros deste licor quente que serão distribuídos aos visitantes e que provoca boa disposição para toda a noite e até à próxima sexta 13.
O espetáculo da Sexta-feira 13 narra a história de um grupo de cómicos medievais que chegaram às portas de Montalegre à procura do elixir da Alegria.
Recebidos por duendes, diabos, bruxas e outras assombrações, passam uma louca aventura até chegarem ao castelo.
A representação da sexta-feira 13 integra a maioria dos elementos das Oficinas do Centro de Estudos de Barroso — Teatro e Tradições que realizam o espetáculo em conjunto com atores profissionais, bailarinas e músicos, num total de cerca de 300 elementos, com criação e encenação de Moncho Rodrigues.
O CEBTT resulta de uma parceria entre a Câmara de Montalegre e o Centro de Criatividade da Póvoa de Lanhoso.
“Estamos perante uma noite única onde as 30 mil pessoas esperadas são todas iguais, espetadores e figurantes, com o mesmo sentimento, onde todos estão bem dispostos, com alegria, onde se deixam os problemas para trás e onde se vive uma noite completamente única”, salientou em comunicado o presidente da autarquia, Fernando Rodrigues.
Segundo a autarquia, a hotelaria de Montalegre e concelhos limítrofes já está esgotada.
(Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico)
LUSA
► SIC
Nenhum comentário:
Postar um comentário