quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Não há condições para acabar com os chumbos, diz Roberto Carneiro

Antigo ministro da Educação defende uma reorganização do sistema educativo, de modo a colocar o aluno no centro da escola.

Roberto Carneiro, que ocupou o gabinete da 5 de Outubro num dos Governos de Cavaco Silva, considera ser prematuro falar em acabar com os chumbos, pois os mecanismos disponíveis nas escolas são insuficientes.

É preciso colocar o aluno no centro da escola

São manifestamente insuficientes. Só quando tivermos verdadeiramente educação personalizada”, quando “a escola, os professores, os pais, a comunidade escolar tomarem cada aluno como uma grande prioridade não um aluno como uma marcha colectiva”, defende o antigo ministro.

É termos a possibilidade de adequarmos o sistema educativo à necessidade de cada aluno. É, no fundo, a resposta que é preciso dar, designadamente, aos alunos com maiores necessidades de aprendizagem”, acrescenta.

Roberto Carneiro defende, assim, um ensino mais personalizado nas escolas portuguesas para, só depois, se falar em terminar com os chumbos. Antes, há problemas a resolver e colocar o aluno no centro do sistema educativo.

Há ainda muitas insuficiências no sistema educativo

É um problema de formação dos professores, de organização de toda a rede do sistema educativo e curricular, eventualmente, de uma orientação escolar mais apropriada dos alunos para vias alternativas, de acordo com as suas inclinações e as suas dificuldades”, aponta.

A questão de fundo é, em seu entender, “orientar o sistema educativo para colocar o aluno no centro e eleger cada aluno como um aluno de sucesso”.

Rádio Renascença

Nenhum comentário: