quinta-feira, 1 de julho de 2010

FENPROF recebida pelo Presidente da República

Educação

Presidente da República recebe pela primeira vez Fenprof para conhecer preocupações dos professores

O Presidente da República, Cavaco Silva, recebeu hoje pela primeira vez em audiência o secretário-geral da Fenprof, tendo-se mostrado «muito participativo» nas questões levantadas por Mário Nogueira sobre as principais preocupações dos professores, segundo o sindicalista

«O Presidente da República teve uma participação muito activa na reunião», afirmou aos jornalistas Mário Nogueira, no final da audiência com Cavaco Silva, considerando que «este foi um dos aspectos mais positivos» do encontro.

Segundo Mário Nogueira, o Chefe de Estado — que recebeu a Fenprof pela primeira vez — não se limitou a ouvir as preocupações que os sindicalistas lhe levaram.

«Para além de ouvir, o Presidente da República teve uma participação muito activa na própria reunião. Não foi sequer o ouvir e no fim pôr uma ou outra questão, foi um interagir, colocar questões para perceber exactamente o que estava a ser dito, como é que coisas estavam a ser feitas, perceber se estava a haver diálogo e como estava a haver», afirmou.

A Fenprof espera agora que esta «sensibilização» do Presidente da República «possa permitir questionamentos importantes», numa das discussões que «normalmente há entre a Presidência e o Governo».

Entre as várias preocupações que a Fenprof levou à Presidência, está o despacho relativo à componente não lectiva do horário de trabalho dos professores, que «o Ministério da Educação se comprometeu a negociar com os professores e no final não cumpriu», considerando que a matéria é apenas de consulta pública.

Em causa estão os conteúdos da componente não lectiva — que a Fenprof considera estarem cheias de «burocracias e reuniões intermináveis» — que os professores exigem que não inviabilizem o tempo necessário para o trabalho de preparação das aulas, «fundamental para os alunos».

O reordenamento da rede escolar e o encerramento de escolas, os problemas da precariedade dos professores, a educação especial, que deixou de fora mais de vinte mil alunos, segundo a Fenprof, e o novo Estatuto da Carreira Docente, publicado recentemente em Diário da República, foram os outros assuntos debatidos no encontro.

Lusa/SOL [30.06.2010]

Nenhum comentário: