domingo, 17 de maio de 2009

Manual do Aplicador: "É muito útil", diz a Ministra da Educação

Manual de aplicação das provas de aferição é “muito útil” aos professores, diz ministra

17.05.2009 - 19h12 Lusa, PÚBLICO

A ministra da Educação defendeu hoje que o “manual de aplicação” destinado aos professores durante a realização das provas de aferição “é muito útil” e “absolutamente necessário” aos docentes para assegurar igualdade em todas as turmas.

“O manual de aplicação é isso mesmo. É um manual técnico feito pelos serviços, sempre fez e sempre assim foi. É muito útil. Evidentemente que é absolutamente necessário [aos docentes] para criar situações de igualdade em todas as turmas que fazem as provas ao mesmo tempo”, afirmou Maria de Lurdes Rodrigues.

Questionada pela Lusa à margem de uma cerimónia de entrega de certificados de habilitações a alunos no âmbito do programa Novas Oportunidades, em Lisboa, a ministra frisou que o manual, que dá indicações muito específicas, incluindo as frases que os professores devem dizer a cada momento da prova, “é um guia de apoio aos professores” e disse que “já o ano passado houve uma tentativa de fazer um número à volta disso”. “O ano passado houve também uma tentativa de fazer um número à volta disso. São questões técnicas, mas certamente que confio nos serviços do ministério da Educação que estão a procurar fazer o melhor para que as provas decorram com normalidade”, afirmou.

Esta reacção da ministra surge depois de o PÚBLICO ter noticiado hoje que o manual de aplicação das provas de aferição de Língua Portuguesa e de Matemática, que decorrem segunda e quarta-feira, inclui frases como “Agora vou distribuir as provas. Deixem as provas de capa para baixo” e “Podem voltar as provas: Escrevam o vosso nome no espaço destinado ao nome”, entre outras.

“Faz parte das regras técnicas das provas de aferição a existência desses manuais. Incluindo essas frases”, disse a ministra.

Fonte: PÚBLICO

Comentário:

Sem o Manual do Aplicador os professores não saberiam o que dizer, pois não? Nos exames em que não exista tal coisa, os professores ficam desorientados, não é?

Imagine-se o papel que é gasto, sabendo que o Manual contém 26 páginas e milhares de professores estarão envolvidos nestas Provas de Aferição.

Manual do Aplicador

Nenhum comentário: