domingo, 17 de maio de 2009

Escândalo dos gastos força governante a demitir-se

Reino Unido

Primeira baixa no governo por causa do escândalo dos gastos

por L. N.

Secretário de Estado da Justiça diz estar inocente, mas demitiu-se por causa da compra de um televisor, que afinal pagou o Parlamento.

O secretário de Estado da Justiça britânico, Shahid Malik, demitiu-se ontem do cargo devido ao escândalo das despesas parlamentares que está a abalar a credibilidade da classe política do país. Entre os gastos que Malik cobrou ao Parlamento, no âmbito do programa de subsídio da segunda casa dos deputados, estava um televisor de 2500 euros e um sofá terapêutico.

A alegação mais grave que pende sobre o ex-secretário de Estado e que Daily Telegraph refere, diz respeito ao reembolso de 66 mil libras por uma segunda residência em Londres, quando na realidade Malik pagava 112 euros semanais de renda por um apartamento.

A situação está sob inquérito e se for ilibado desta acusação, Malik poderá até retomar as funções, pois alega não ter feito nada de ilegal.

O escândalo afecta todos os partidos e está a transformar-se num forte incómodo político, pois as regras parlamentares foram usadas de forma irregular por alguns deputados. A lei prevê a devolução de gastos efectuados na segunda residência do deputado titular, mas muitos deles, incluindo o primeiro-ministro Gordon Brown, terão abusado do sistema, o que lhes permitiu fazer, por exemplo, reparações na primeira residência, pedindo depois a devolução da verba.

Fonte: Diário de Notícias [16.05.2009]

Nenhum comentário: