domingo, 24 de maio de 2009

Inuagurada a variante que retira o trânsito do centro do Arco de Baúlhe

GOVERNO LANÇA NOVOS EMPREENDIMENTOS

RODOVIÁRIOS EM CABECEIRAS DE BASTO

O Secretário de Estado Adjunto, das Obras Públicas e das Comunicações, Paulo Campos, participou esta tarde na cerimónia de inauguração e de abertura ao tráfego da Variante à Estrada Nacional (EN) 205 e à EN210 em Arco de Baúlhe, no Concelho de Cabeceiras de Basto. Paulo Campos testemunhou ainda a assinatura de um Protocolo entre a EP―Estradas de Portugal, SA, e a Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto para a construção da Variante à EN 205 entre Lameiros e a sede do Concelho para melhorar a ligação entre Cabeceiras e a nova Variante em Arco de Baúlhe.

O primeiro empreendimento tem como principais objectivos desviar o tráfego de passagem do centro urbano do Arco de Baúlhe, permitir um acesso rápido e seguro entre o Nó de Basto, na A7, e Cabeceiras de Basto, conferindo uma maior identidade entre os Municípios da Região de Basto.

A Variante à EN205 e à EN210 em Arco de Baúlhe tem uma extensão de 4 km e um custo de 22,2M€. O Projecto esteve a cargo da empresa Viés ― Consultoria, Estudos e Projectos de Engenharia, Lda. Já o Projecto das obras de arte integradas no empreendimento é da autoria de Luís Fernando Gonçalves de Azevedo. A entidade adjudicatária da obra de construção foi a Mota-Engil ― Engenharia e Construção, SA.

A construção de melhores acessibilidades contribui decisivamente para a redução da sinistralidade rodoviária no Distrito de Braga. Nos últimos anos, a taxa de execução do Plano Rodoviário Nacional (PRN) subiu de 71% (2004) para 100% (2007). No mesmo período, o número de vítimas mortais desceu 33%: de 85 (em 2004) para 57 (em 2008).

Cabeceiras de Basto, 24 de Maio de 2009

(Nota à Comunicação Social da Assessoria de Comunicação do Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações)

Nenhum comentário: