terça-feira, 26 de outubro de 2010

CD com canções originais para aprender a tabuada

Se a música e a matemática têm muito em comum, nada melhor que um CD de canções originais para aprender a tabuada com novos ritmos. Foi o que pensou Rute Moreira, psicóloga e criadora de projectos pedagógicos como a Caixa do Tempo. «O CD Tabuada surgiu da necessidade que senti, como profissional e como mãe, de ferramentas que ajudem as crianças a decorar certas matérias de forma natural», disse ao IOL Mãe.

A tabuada é fundamental, «até porque desenvolve sinapses cognitivas importantes, mas a motivação para a memorizar é nula. É por isso que as crianças não a retêm», explica.

Mas se elas decoram as falas dos filmes preferidos e as letras das canções com tanta facilidade, porque não decoram assim a tabuada? A resposta está num estudo que descobriu que no top das coisaa que as crianças memorizam mais facilmente estão as que lhes provocam emoções positivas: filmes aos quais acham graça e que viram com os pais, canções que lhes despertam emoções boas.

Ora a tabuada não tem relação com coisa nenhuma na vida das crianças e não desperta qualquer emoção. Muito menos com a velha música que faz sono. «Decidi então escrever, com os meus filhos e sobrinhos, histórias onde a tabuada estivesse embrulhada, e que pudessem depois ser musicadas. Assim, ao memorizarem as canções, estão também a memorizar a tabuada», conta Rute Moreira. E resulta? «Foi assim que os meus filhos a decoraram. Na escola, perante um exercício, a tabuada está lá e as sinapses vão estabelecer-se», garante.

Rute desafiou alguns músicos profissionais para se juntarem ao projecto e transformarem as histórias em canções, pois a qualidade musical era essencial. «Tabuada» junta nomes como João Só, Os Pontos Negros, Sam the Kid, Macacos do Chinés, Lúcia Moniz, Pinto Ferreira, Mundo Complexo, MC Ridículo e Black Jakers.

O CD foi apresentado no dia 20, no Museu Escola Superior João de Deus, e está à venda a partir de hoje. Além da música oferece desenhos, vídeos e desafia as crianças a aprenderem coreografias divertidas e pedagógicas. Com esta banda sonora, a tabuada vai deixar de ter segredos.

Resta deixar um conselho de Rute Moreira: «O CD deve ser ouvido e cantado com os pais, no carro e em casa. As crianças aprendem melhor quando há emoção. Vão decorar as músicas porque têm os ritmos que elas gostam, mas vão fazê-lo ainda mais facilmente se os pais também cantarem. As aprendizagens que envolvem emoção ficam para a vida toda.»

TVI

Nenhum comentário: