terça-feira, 26 de outubro de 2010

Cavaco será “árbitro independente” a olhar o futuro

20.15: “Depois de uma profunda reflexão decidi recandidatar-me à Presidência da República”. Foi desta forma que Cavaco Silva iniciou o seu discurso, no Centro Cultural de Belém, à hora marcada.

O Presidente da República fez, no discurso, um pequeno balanço do seu primeiro mandato, mas também olhou para o futuro. Futuro que, disse, é a razão que o leva a recandidatar-se.

A crise económica foi referida por Cavaco, que por isso deixou a promessa: “A minha campanha será sóbria e contida”. E concretizou como: “Dei instruções para que não se gaste [na campanha] mais do que metade do que a lei permite. Não colocarei um único cartaz exterior, os chamados outdoors”.

Já demonstrei que sei exercer [o cargo] com benefício para Portugal”, continuou Cavaco, num discurso que ultrapassou os 12 minutos programados. “A imagem e a credibilidade do País e a confiança que suscita no exterior são da maior importância nos tempos que correm”, disse ainda.

O presidente tem de ser uma personalidade respeitada e credível. Exige-se ao Presidente da República bom senso, realismo, serenidade e ponderação”, lembrou.

Assumindo que “a transparência tem sido um marco” do seu mandato, Cavaco afirmou que os portugueses o conhecem “como um homem de trabalho”.

()

Diário de Notícias

Nenhum comentário: