segunda-feira, 18 de outubro de 2010

FNE descontente com o Governo

Educação

FNE lamenta “incompetência de previsão do Governo”

18.10.2010 - 12:24 Por Lusa

A Federação Nacional da Educação (FNE) lamentou hoje que a “incompetência de previsão do Governo” o tenha levado a comprometer-se com medidas salariais em relação aos docentes que a proposta de Orçamento de Estado vem destruir.

João Dias da Silva, secretário-geral da FNE lembrou que a 8 de Janeiro o Governo assinou com várias estruturas sindicais de professores um acordo que previa, entre outras coisas, progressões e revalorizações salariais dos docentes.

Se [as expectativas] eram impossíveis como é que se admite que as tenham subscrito?”, questiona a Federação, acrescentando que as negociações que culminaram no acordo celebrado a 8 de Janeiro envolveram não só o Ministério da Educação, mas também o das Finanças.

Deploramos e denunciamos a cegueira de quem prometeu a realização dos objectivos constantes desses documentos”, acrescenta a FNE, para quem se torna essencial uma elevada adesão à greve geral de 24 de Novembro.

João Dias da Silva reconhece que as medidas previstas no Orçamento do Estado para 2011 não são dirigidas especialmente aos professores, mas lembra que são todos os trabalhadores da administração pública que ficam impossibilitados de progressão na carreira. O responsável da FNE sublinha a “incapacidade e incompetência” de previsão do Governo ao assinar há nove meses um acordo que agora não tem viabilidade.

Para a Federação, a proposta de Orçamento do Estado é “um ataque brutal” aos trabalhadores da administração pública. “Trata-se de um conjunto insuportável de medidas através das quais se impõe aos trabalhadores da administração pública o contributo mais expressivo para a solução da crise criada por quem não soube gerir competentemente os recursos de que dispôs para governar Portugal”, comenta a Federação.

PÚBLICO

Nenhum comentário: