Desta vez não haverá conferências de imprensa nem mais um “animador sinal” para anunciar ao país. Um relatório do GAVE do Ministério da Educação revela que os alunos portugueses são, afinal, incapazes de estruturar um texto ou de explicar um raciocínio básico, bem como de “desempenhar tarefas tão simples como, por exemplo, interpretar um texto poético, solucionar um exercício matemático com mais de duas etapas ou enfrentar um enunciado que não seja simples e curto”.
Segundo o GAVE (que avaliou alunos do 8.º ao 12.º ano de 1 700 escolas), a coisa ainda vai quando as respostas só “requerem selecção”, como pôr cruzinhas em respostas múltiplas; o problema é quando é preciso “justificar as respostas”, construir um raciocínio ou quando as respostas exigem várias etapas de resolução.
Ainda não se extinguira o foguetório com que o Governo recebeu, há dias, o estudo do PISA colocando Portugal na média educativa europeia por virtude da queda de reprovações e subida de notas nos últimos anos, quando o balde de água fria vem do próprio Ministério: “Pais, alunos e escolas devem preocupar-se mais com o que os estudantes aprendem e menos com os resultados”.
“Pais, alunos e escolas” e talvez também Governo. As aparências estatísticas podem melhorar-se a pôr cruzinhas e a passar toda a gente. Mas não será decerto com uma geração de “simples e curtos” que o país terá alguma coisa parecido com um futuro.
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