sábado, 2 de outubro de 2010

Ciberescola foi desactivado temporariamente

O site escola.ciberduvidas.pt, uma plataforma interactiva para ‘testar’ gramática, escrita ou vocabulário que foi lançada no início da semana, foi desactivado temporariamente devido a erros informáticos.

A Ciberescola da Língua Portuguesa passou a estar acessível a alunos e professores na terça-feira, mas José Matias, um dos coordenadores do projecto, disse à Agência lusa que foi detectada “uma anomalia informática” e por isso a plataforma foi desactivada e “não vai estar nos próximos dias em linha”.

Entre os erros informáticos detectados, José Matias salientou a dificuldade de acesso aos exercícios de Português como língua não materna.

O responsável garantiu que assim que os problemas técnicos estejam resolvidos, a Ciberescola ficará acessível através do Portal das Escolas do Ministério da Educação.

No site escola.ciberduvidas.pt estavam já disponíveis cerca de 250 exercícios para os estudantes treinarem vários domínios da língua portuguesa, mas também para os docentes trabalharem em contexto de sala de aula, utilizando os quadros interactivos.

José Matias disse desconhecer o número exacto de pessoas que já se registaram no portal, dizendo apenas que “houve uma grande afluência” após a divulgação deste serviço gratuito.

Os exercícios disponíveis abordam a gramática, a escrita, a leitura, a compreensão oral e o vocabulário, recorrendo a ficheiros de imagens, sons e vídeos, explicou.

Após cada exercício, o servidor classifica a prova e se o aluno ultrapassar os 75% é indicado o exercício seguinte. Ao mesmo tempo são indicadas as resoluções das respostas erradas.

A plataforma está ainda preparada para acolher os alunos que têm a língua portuguesa como língua não materna, como os residentes no estrangeiro ou os estudantes de Erasmus.

A base de dados está calculada para um milhão de utilizadores e durante os próximos meses vai decorrer uma campanha de divulgação junto de escolas, professores e alunos.

A Ciberescola da Língua Portuguesa é uma das medidas da Agenda Digital 2015 para o sector da Educação.

Jornal de Notícias [30.09.2010]

Nenhum comentário: