Os Formandos do CEF ― Curso de Educação e Formação ― de Panificação e Pastelaria da Escola EB 2 . 3 de Arco de Baúlhe apresentaram, no passado dia 27, na Biblioteca daquele estabelecimento de ensino, um livro de receitas intitulado «É servido? Delícias do CEF», o qual é o culminar do trabalho mais teórico dos Formandos. Brevemente, cada um deles vai praticar aquilo que aprendeu durante o Curso numa empresa, já que atingiram com êxito o tão ansiado estágio. O livro de receitas está dividido em três secções: Doces, Salgados e Doçaria Tradicional.
Na contracapa do livro lê-se o seguinte:
É servido?
O CEF ― Curso de Educação e Formação (Panificação e Pastelaria) está em funcionamento na Escola EB 2 . 3 de Arco de Baúlhe desde o ano lectivo de 2007/2008. No final de 2008/2009, os nossos primeiros formandos concluirão o seu percurso escolar e abraçarão, em princípio, o mundo profissional (ou então, se preferirem, prosseguirão os seus estudos). Para discentes e docentes do CEF, estes últimos dois anos foram uma aventura exigente e aliciante; para o Agrupamento de Escolas do Arco foi (e é) um orgulho: combatemos o abandono escolar, oferecemos alternativas de estudo/formação, e qualificámos esta matéria mais preciosa de todas chamada pessoas. Ainda falta algum tempo para se chegar à foz de rio tão delicado, mas é já altura para nos congratularmos todos ― formandos, professores, Conselho Executivo, etc. ― por tudo quanto já foi conseguido.
Entre muitas iniciativas, o Conselho de Turma do CEF aprovou a publicação de um livro de receitas, no final do primeiro período lectivo de 2008/2009. A concretização desta ideia implicou pesquisa, selecção de propostas, processamento de texto, revisão linguística, organização, escolha de grafismo, edição...
Está feito o trabalho, consubstanciado neste volume que ora apresentamos. Tem, como se vê, a singeleza dos projectos humildes e sensatos, mas também a grandeza e a profundidade das coisas feitas com dedicação, competência, amor.
Os pratos que oferecemos fazem parte do território (português e, vá lá, universal) dos salgados e da doçaria. Bate tudo certo: não há alimento melhor do que acreditar no futuro. E o futuro faz-se em cada dia, ao volante do substantivo Esperança.
Este livro (feito de um esforço colectivo e generoso) são os nossos formandos, a quererem ser gente. Somos nós todos. E é, caro leitor, um objecto para ler, guardar, acarinhar.
É servido ?
Arco de Baúlhe, 2009
Os Formandos e os Docentes do CEF
Nenhum comentário:
Postar um comentário