sexta-feira, 28 de novembro de 2008

FENPROF pede demissão da ministra e apela à adesão de todos os Professores à greve

A Federação Nacional dos Professores (Fenprof) pediu hoje a demissão da ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues, e apelou a uma greve dos docentes "a cem por cento" na próxima quarta-feira. "Se a ministra não tem capacidade, coragem e vontade política para avançar para outro modelo de avaliação, a Fenprof assume aquilo que há muito os professores reivindicam: que se demita", afirmou o secretário-geral, Mário Nogueira.

O sindicalista falou aos jornalistas no final da reunião com a ministra e com o secretário de Estado adjunto e da Educação, Jorge Pedreira, marcada para discutir o processo de avaliação de desempenho. Segundo Mário Nogueira, que classificou o encontro como "surrealista", o interesse das escolas deixou de ser uma prioridade para a titular da pasta de educação: "Confirmámos que a opção da ministra em fazer vingar o seu modelo passa por cima do interesse das escolas, dos professores, dos alunos e leva-a a considerar que quem não está com o seu modelo está de má fé".

A ministra da Educação "acusou hoje a Fenprof de estar de má fé por não estar com o seu modelo. É inaceitável esta postura do Ministério da Educação", acrescentou Mário Nogueira. Por estes motivos, a Fenprof apelou hoje a uma união dos docentes na próxima quarta-feira: "No dia 3 temos de dar uma resposta em que 100 por cento dos professores têm de fazer greve, todos os professores preocupados com o funcionamento das escolas e com as aprendizagens dos alunos".

Fonte: PÚBLICO

Nenhum comentário: