sábado, 22 de novembro de 2008

Antecessor do Magalhães já pode ser comprado em Portugal

O computador que deu origem ao conceito de portáteis baratos como ferramenta de ensino pode desde o início desta semana ser encomendado, via Internet, a partir de 30 países europeus, entre os quais Portugal.

O chamado "portátil de 100 dólares", cujo nome oficial é XO, nasceu em 2005. A ideia de produzir um computador de baixo custo, para crianças em idade escolar e destinado a fins educativos, era pioneira e foi apresentada com pompa durante uma Cimeira Mundial da Sociedade da Informação, pela mão do então secretário-geral da ONU, Kofi Annan.
Foi este projecto, concebido por Nicholas Negroponte (um “guru” do Massachusetts Institute of Technology, nos EUA) que inspirou o Classmate PC, fabricado pela multinacional Intel e do qual, por sua vez, o Magalhães é uma adaptação. Mas os sucedâneos têm sido mais bem sucedidos do que o original.

Em Portugal, o Governo assegurou a entrega de meio milhão de Magalhães. E só a encomenda de um milhão destes portáteis feita pela Venezuela representa mais unidades do que o XO conseguiu vender até agora em todo o mundo.

O negócio com a Venezuela foi mesmo foi descrito por alguns órgãos da imprensa internacional como um duro golpe nas aspirações de Negroponte (embora frequentemente não mencionassem especificamente o Magalhães e se referissem apenas a um Classmate vendido por Portugal).

(…)

Fonte: PÚBLICO

Nenhum comentário: