quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Vem aí um catadupa de Despachos...

Participei hoje numa reunião em que estiveram presentes Presidentes de Conselhos Executivos e Coordenadores de Departamentos/ Conselhos de Docentes. Dirigiu a reunião um elemento da Equipa de Apoio às Escolas que admitiu ter havido «um recuo» do Ministério da Educação em relação à Avaliação do Desempenho dos Docentes, mas sublinhou que o Governo não abdica da avaliação, da produção de efeitos da avaliação e da avaliação efectuada pelos pares. Referiu que as mudanças recentemente anunciadas pelo Governo se ficaram a dever não só às muitas reuniões efectuadas, mas também às moções que foram chegando ao Ministério da Educação e que levantavam os problemas sentidos pelos Professores.

Depois de enumerar as medidas já divulgadas, adiantou que os avaliadores passam a ter uma hora por cada 3 Professores avaliados.

Recomendou aos PCE que calendarizem o processo, verifiquem se os objectivos individuais foram entregues e dêem um prazo para que os mesmos sejam alterados, porque os resultados dos alunos não contam este ano lectivo.

Ficámos a saber que vem aí uma catadupa de Despachos, nomeadamente sobre a questão das quotas, pois o actual está desactualizado, a delegação de competências e as fichas de avaliação. Lá para as férias de Natal haverá novidades!…

Houve ainda questões dos participantes sobre as razões da escolha de um tal modelo de avaliação (punitiva) importado do Chile e aquilo que um Coordenador de Departamento deverá fazer se decidir ser avaliado pelo seu trabalho com os alunos. Mas não houve resposta para tais questões. Apenas foi negado o carácter punitivo da avaliação…

Estas reuniões à pressa parecem ter um objectivo: procurar levar os professores a não aderir à greve nacional marcada para o dia 3 de Dezembro. Penso que se os Professores aderirem em massa o governo tremerá mais uma vez… Alguém julga que o anúncio das medidas de simplificação se ficam a dever às boas intenções da Ministra? Nada de mais errado! A luta organizada dos Professores começa a preocupar aqueles que apreciam as delícias de um Governo com maioria…

Nenhum comentário: