quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Escolas particulares enervam ministra da Educação

Educação

Ministra diz que financiamento permite que escolas particulares continuem a funcionar

27.01.2011 — 14:53 Por Lusa

A ministra da Educação afirmou hoje que o financiamento já aprovado permitirá que todas as escolas do ensino particular continuem a funcionar e defendeu que apenas haverá “ajustamentos” ao nível da rede deste tipo de ensino.

Isabel Alçada falava no final do Conselho de Ministros, em conferência de imprensa, depois de interrogada sobre a possibilidade de a prazo encerrarem escolas do ensino particular e cooperativo por falta de verbas.

Na sua resposta, a ministra da Educação referiu que as escolas do ensino particular com contrato de associação “o financiamento aprovado por lei permite que todas continuem a prestar um serviço educativo de qualidade”.

Decorrente do financiamento nenhuma escola terá de fechar. Poderá haver ajustamentos de rede, que têm a ver com a oferta da escola pública e com as necessidades de oferta de educação em locais em que antes não havia oferta de escola pública, mas em que agora há essa oferta”, justificou a ministra da Educação.

De acordo com Isabel Alçada, o estudo do Ministério da Educação “demonstra que haverá cortes de turmas”.

Haverá um ajustamento gradual do número de turmas que serão financiadas nestes colégios com contrato de associação. Ao longo do tempo, tem havido alguns colégios que decidem não continuar com o contrato”, observou Isabel Alçada, antes de deixar uma mensagem.

O Ministério da Educação está aberto para manter os contratos com os colégios”, acrescentou.

Um comentário:

Anônimo disse...

Não aprecio a ministra que anda a reboque da desorientação governamental . Ainda não compreendi o alcance sociológico desta questão que o tem certamente . Mas , pagar este tipo de ensino acima de uma escola pública é obsceno . Quem quer um ensino privado para os seus filhos que o pague , não posso de forma nenhuma concordar com esta subvenção em nome da qualidade do ensino , era o que mais faltava , o dinheiro que pago para a escola pública ir para os cofres do ensino religioso . O ensino privado paga-se sem contemplações . O preverso da situuação é saber e isso nunca exigiram , porque vivem acima da média , e nunca lutaram por uma cobertura da rede escolar, e já há muito tempo . Acordaram a gora.