quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Morreu o escritor Bernard Clavel

O escritor francês Bernard Clavel, Prémio Goncourt em 1968, morreu hoje, terça-feira, aos 87 anos, disse à agência France Press o editor Albin Michel.

Bernard Clavel publicou o primeiro romance, “L’Ouvrier de la nuit”, em 1956, mas foi só na década seguinte, em 1968, que viu a sua escrita ser recompensada com o prémio literário Goncourt com a obra “Les fruits de l’hiver”.

Marcado pelo realismo social, o escritor deixa uma obra extensa, com textos para o público juvenil, poemas, ensaios e romances, alguns dos quais adaptados para cinema e televisão.

De acordo com a agência AFP, Bernard Clavel foi considerado o terceiro escritor preferido dos leitores em França, segundo uma sondagem feita em 1997.

Bernardo Clavel, de quem está publicado em Portugal o romance “O espião dos olhos verdes”, nasceu a 29 de maio de 1923 em Lons-les-Saunier, deixou a escola aos 14 anos, foi aprendiz de pasteleiro e passou pelo jornalismo antes de se dedicar ao labor literário.

Em 1977 abandonou a Academia Goncourt, que o tinha distinguido em finais de 1960, e recusou por duas vezes a condecoração da Legião de Honra.

Jornal de Notícias

LE MONDE

Nenhum comentário: