terça-feira, 23 de setembro de 2008

Governo empenha-se na distribuição do "Magalhães"

O Primeiro-Ministro e onze elementos do Governo entregaram hoje os primeiros três mil computadores portáteis "Magalhães" a crianças do 1.º Ciclo, no âmbito de um programa que será totalmente financiado por privados, segundo a ministra da Educação.

Em declarações à agência Lusa, Maria de Lurdes Rodrigues salientou que, tal como acontece com a distribuição de portáteis a alunos do 3.º Ciclo e do Secundário, "este programa não é suportado por dinheiros públicos, mas pelos operadores de telecomunicações, através de um fundo que está previsto desde que foram autorizadas as licenças para os telemóveis de terceira geração".

De acordo com a ministra, os impressos que os encarregados de educação de alunos do 1.º Ciclo devem preencher para ter direito a um computador estarão disponíveis nas escolas ainda esta semana.

Entretanto já está em funcionamento um blogue, para tratar da imagem do "Magalhães" e enaltecer as suas virtudes.

Uma questão que deve ter estado na mente de muita gente é a seguinte: se os impressos para fazer o pedido do PC ainda não estavam disponíveis nas escolas, como foram seleccionadas as crianças que os receberam? Mais uma encenação das "Produções Postiças"?

Podemos todos ficar descansados: a partir de agora nada faltará nas escolas! Aquilo que não houver realmente, existe com certeza na Rede! Basta ligar o computador à Internet e fazer uma busca... A realidade virtual é capaz de satisfazer muita gente, sobretudo aquelas pessoas destituídas de espírito crítico...

Ler mais sobre o assunto no jornal PÚBLICO e no sítio da RTP.


Segundo informações da SIC, o "Magalhães" não está protegido, pelo que as crianças poderão ter acesso a conteúdos impróprios para a sua idade. A Ministra da Educação, apanhada de surpresa, admitiu não saber e afirmou ir informar-se.

Nenhum comentário: