terça-feira, 5 de outubro de 2010

Desperdiçar como se fôssemos ricos

Requalificação

Escolas têm de ir às ‘sobras’ buscar mobiliário

por AMADEU ARAÚJO com HÉLDER ROBALO

Desperdício de algumas escolas fornece material para outras. Parque Escolar acusada de deitar fora equipamento novo.

Enquanto o Governo inaugura hoje cem escolas por todo o País, e centenas estão receber obras de requalificação, outras têm de recorrer a mobiliário mandado fora para equipar as suas instalações. Em muitos casos, acusam pais, autarcas e sindicatos, os responsáveis pelas obras estão a desperdiçar milhares de euros gastos no últimos ano em equipamentos e móveis que estão a ser deitados para o lixo sem qualquer aproveitamento.

Em Viseu, a Escola Secundária Alves Martins, uma das que vai ser inaugurada, está a sofrer uma profunda remodelação, que inclui novas salas de aulas e equipamentos. A obra segue-se a uma outra, feita em 2003, através da qual a escola foi dotada de novos equipamentos e de um auditório. Portas, tectos, mobiliário, iluminação e informática foi tudo devorado pelas novas obras. Material “que envolveu um gasto superior aos cem mil euros, foi arrancado e enviado para o lixo”, contou fonte da direcção da escola. Um desperdício que “chocou a direcção da escola, que procurou encaminhar algum deste material, quase novo e em bom estado, para outras escolas”.

A menos de 500 metros, o desperdício da requalificação foi aproveitado pela Escola Infante D. Henrique, também em Viseu, que passou a dispor de um auditório que “de outro modo seria desperdiçado”, precisou a fonte. Mas este é um dos poucos casos de aproveitamento existentes. Na mesma escola, “iluminação, equipamentos e mobiliários: foi tudo para o lixo”, denuncia o delegado em Viseu do Sindicato dos Professores da Região Centro. Francisco Almeida adianta que “não há cuidado em aproveitar o que pode servir a outras escolas envoltas em tanta carência. Parece que somos um País rico, em que o desperdício é normal”.

Mas não é só nas escolas de Viseu que há desperdícios. Depois de dois pedidos à Direcção Regional de Educação de Lisboa para substituir o material escolar, parte dele com vinte anos, os responsáveis da Escola EB 2/3 Prof. João Fernandes Pratas, em Samora Correia, acabaram por recorrer às sobras da renovada escola de Salvaterra de Magos para renovar o parque escolar (ver texto).

Há vários exemplos em que escolas vizinhas aproveitam cadeiras, frigoríficos e até máquinas de cozinha que estavam destinados ao lixo”, denuncia António José Ganhão, vice-presidente da Associação de Municípios, responsável pela educação.

Nenhum comentário: