sexta-feira, 16 de abril de 2010

Quem tem razão?

Simon Johnson, antigo economista chefe do FMI, disse que Portugal “corre risco de falência económica”.

Imprensa

NY Times: “Portugal é o próximo”

Pedro Latoeiro

O jornal norte-americano NY Times dedica um extenso artigo ao país que considera ser o próximo problema a resolver na zona euro: Portugal.

No texto, intitulado ‘Debt Worries Shift to Portugal’ e assinado por Landon Thomas, correspondente do jornal em Londres, recupera-se a comparação entre Portugal e Grécia que tanto tem indignado o Governo português e Cavaco Silva.

O NY Times fala ainda numa “combinação tóxica” partilhada pelos dois países: “baixas reservas de capital numa altura em que o custo de dívida se agrava, ao mesmo tempo que a sua capacidade de aumentar impostos se torna escassa devido às medidas de austeridade adoptadas”.

Segundo o artigo, Portugal e Grécia partilham ainda taxas de poupança reduzidas, défices persistentes, baixa competitividade e fraco crescimento económico. Mas com uma diferença nesta altura: à Grécia está prometido um pacote de ajudas de Bruxelas e do FMI e o Governo de Atenas já deu o primeiro passo para que esse auxílio seja activado, ao pedir uma reunião com a Comissão, o Fundo e também com o BCE.

Neste cenário, escreve o NY Times, “em vez de tranquilizar os mercados, o plano de ajuda à Grécia pode levar os investidores a testarem a tolerância europeia e especialmente da Alemanha para resgatar Portugal”.

Por isso, continua o jornal, esse possível ‘bailout’ “incentiva o governo português, que já tomou algumas medidas difíceis, a adoptar políticas mais ligeiras, sabendo que um resgate europeu e do FMI está mesmo ali ao lado”.

Para sustentar o artigo, o NY Times cita um especialista da consultora pi Economics e também um economista do Deutsche Bank. Ambos sublinham que Portugal enfrenta sérios problemas.

FONTE: Diário Económico

Nenhum comentário: