Simon Johnson, antigo economista chefe do FMI, disse que Portugal “corre risco de falência económica”.
Imprensa
NY Times: “Portugal é o próximo”
O jornal norte-americano NY Times dedica um extenso artigo ao país que considera ser o próximo problema a resolver na zona euro: Portugal.
No texto, intitulado ‘Debt Worries Shift to Portugal’ e assinado por Landon Thomas, correspondente do jornal em Londres, recupera-se a comparação entre Portugal e Grécia que tanto tem indignado o Governo português e Cavaco Silva.
O NY Times fala ainda numa “combinação tóxica” partilhada pelos dois países: “baixas reservas de capital numa altura em que o custo de dívida se agrava, ao mesmo tempo que a sua capacidade de aumentar impostos se torna escassa devido às medidas de austeridade adoptadas”.
Segundo o artigo, Portugal e Grécia partilham ainda taxas de poupança reduzidas, défices persistentes, baixa competitividade e fraco crescimento económico. Mas com uma diferença nesta altura: à Grécia está prometido um pacote de ajudas de Bruxelas e do FMI e o Governo de Atenas já deu o primeiro passo para que esse auxílio seja activado, ao pedir uma reunião com a Comissão, o Fundo e também com o BCE.
Neste cenário, escreve o NY Times, “em vez de tranquilizar os mercados, o plano de ajuda à Grécia pode levar os investidores a testarem a tolerância europeia ─ e especialmente da Alemanha ─ para resgatar Portugal”.
Por isso, continua o jornal, esse possível ‘bailout’ “incentiva o governo português, que já tomou algumas medidas difíceis, a adoptar políticas mais ligeiras, sabendo que um resgate europeu e do FMI está mesmo ali ao lado”.
Para sustentar o artigo, o NY Times cita um especialista da consultora pi Economics e também um economista do Deutsche Bank. Ambos sublinham que Portugal enfrenta sérios problemas.
FONTE: Diário Económico
Nenhum comentário:
Postar um comentário