domingo, 18 de abril de 2010

Quando umas boas reguadas resolvem a indisciplina…

Os castigos físicos foram abolidos em 30 Estados norte-americanos. A abolição dos castigos físicos nas escolas começou há 20 anos mas não existe uma lei federal a proibi-los. Há Estados que proíbem expressamente qualquer castigo físico e há Estados que deixam essa matéria ao arbítrio dos conselhos e administrações escolares. É o caso do Texas onde ficam as 14 escolas públicas da cidade de Temple que são o alvo da história no Washington Post da sexta-feira passada.

Fartos de cenas de indisciplina e violência na escola, os pais exigiram ao Conselho Escolar que controla as 14 escolas públicas da cidade de Temple que se pronunciasse sobre o regresso da palmatória. O conselho reuniu[-se] e votou, por unanimidade e escrutínio secreto, a introdução do castigo físico nas escolas sob a forma de reguadas até ao máximo de três na palma da mão dos infractores.

Desde que a medida foi introduzida, a indisciplina foi reduzida drasticamente, ainda que aquela só tenha sido aplicada a um único aluno das 14 escolas públicas.

O efeito preventivo das reguadas foi suficiente para provocar nos alunos mais agressivos e indisciplinados o autodomínio, conduzindo-os à aquisição de bons hábitos escolares. Todos estão satisfeitos: pais, professores e alunos. E a satisfação resulta de as 14 escolas de Temple passarem a ser mais seguras e com melhores ambientes de aprendizagem.

Em Portugal, país de cagarolas e gente fraca que já foi valente, isto seria impossível.

Os castigos físicos continuam a ter cobertura legal em 20 Estados norte-americanos, sobretudo do Sul, mas não podem ser aplicados por professores. Só os directores das escolas ou os respectivos adjuntos podem fazer uso da régua para castigar os infractores.


Ramiro Marques

via ProfBlog

Nenhum comentário: