segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Ministra da Educação satisfeita com programa Novas Oportunidades

Plano já abrangeu quase um milhão de adultos

Educação: ministra faz balanço “muito positivo” do programa Novas Oportunidades

12.09.2009 - 14h04 Lusa

A ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues, fez hoje um balanço “muito positivo” do programa Novas Oportunidades, considerando que “é importante para a qualificação do país” e também para os pais serem “mais exigentes” com o percurso escolar dos filhos.

“O balanço é muito positivo. É uma medida importante para a qualificação das pessoas, que já abrangeu quase um milhão de adultos, e é importante para o país, porque o esforço destas pessoas contribui para termos um país mais qualificado”, afirmou a governante, após participar na cerimónia de entrega de diplomas referentes ao ano lectivo de 2008/09 no Centro Novas Oportunidades que funciona na escola secundária Júlio Dantas, em Lagos.

Maria de Lurdes Rodrigues acrescentou que os adultos que beneficiaram do programa Novas Oportunidades “passam também a ter outra relação com a escola, mais próxima, que lhes dá uma compreensão maior e lhes permite terem outra exigência para com os filhos que estão na escola”.

“O segredo do programa Novas Oportunidades é não ser de ninguém, mas ser um movimento partilhado por todos e que está em todo o país. Os adultos podem encontrar hoje, perto dos seus trabalhos ou das suas casas, um Centro Novas Oportunidades que contribui para a sua qualificação”, afirmou Maria de Lurdes Rodrigues, em declarações à Lusa.

A ministra da Educação sublinhou a importância do Centro de Novas Oportunidades da Escola Secundária Júlio Dantas, que “tem a característica de ter definidos públicos alvos”, em parceria com instituições empregadoras locais públicas e privadas.

Maria de Lurdes Rodrigues deu como exemplo as corporações de Bombeiros do Algarve, cujos “comandantes receberam hoje o diploma do 12.º ano”, e elogiou todas as instituições participantes no programa, “que fazem um esforço para qualificar os seus empregados, apoiando-os de várias formas, como a maior flexibilidade de horários”.

A responsável pela pasta da Educação do executivo liderado por José Sócrates frisou ainda a importância da escola secundária Júlio Dantas, “que iniciou agora o programa de modernização e tem feito um esforço para diversificar os públicos, oferecendo cursos profissionais e cursos de educação e formação e combatendo o abandono escolar”.

“Tem feito um esforço notável na recuperação de alunos e agora também na qualificação de adultos”, frisou a governante.

O director da Escola Secundária Júlio Dantas e do Centro Novas Oportunidades Terras do Infante, do estabelecimento de ensino, frisou a importância da entrega de diplomas aos comandantes de corporações de bombeiros do Algarve, explicando que agora passam a cumprir um requisito legal para poderem ser reconduzidos.

“A escola realizou um protocolo como governo civil de Faro para formação dos comandantes dos bombeiros voluntários e municipais do Algarve e, dos 12 comandantes, 10 realizaram a certificação de competências do 12.º ano e sete estiveram presentes. A lei determina que os comandantes que cessassem funções e não tivessem 12.º ano não poderiam ser reconduzidos e com a entrega do diploma isso está ultrapassado”, afirmou Florivaldo Abundâncio.

O director adiantou que “o centro iniciou funções em 13 de Outubro de 2006 e já certificou ao nível do ensino básico 286 adultos e ao nível do secundário 39”.

Comentário:

Alguém já viu um mestre não ter em boa conta a sua obra?...

Nenhum comentário: