sábado, 19 de setembro de 2009

Dan Brown regressa com novo sucesso

Literatura

O novo Dan Brown a caminho de ser o livro mais vendido em 2009

Por Isabel Coutinho

O escritor norte-americano quebrou o silêncio e, seis anos depois de ter lançado O Código Da Vinci, tem falado sobre si e sobre The Lost Symbol, que terça-feira chegou às livrarias

Meus amigos, a maçonaria não é uma sociedade secreta... é uma sociedade com segredos”, diz a determinada altura a personagem principal do novo livro de Dan Brown, The Lost Symbol, o professor de Simbologia em Harvard, Robert Langdon. “É a mesma coisa”, responde-lhe alguém. “Será? Vocês considerariam a Coca-Cola uma sociedade secreta?”, continua a personagem de Anjos e Demónios e de O Código Da Vinci, que na adaptação ao cinema é interpretada por Tom Hanks. “Claro que não”, respondem os seus alunos. As personagens de The Lost Symbol partem depois para uma discussão sobre se uma pessoa que não estivesse a trabalhar há muitos anos dentro da empresa da Coca-Cola alguma vez conseguiria aceder à fórmula secreta da famosa bebida. E Robert Langdon dá então aos seus alunos uma lição sobre o que é a maçonaria (não é uma religião) e explica-lhes que a capital dos EUA tem uma rica história maçónica. Mostra-lhes também a imagem onde George Washington, o primeiro Presidente dos Estados Unidos, aparece representado com um traje e acessórios maçónicos.

Depois de ter publicado O Código Da Vinci, em 2003, de que já se venderam 81 milhões de exemplares em todo o mundo, Dan Brown foi adiando a saída do seu novo romance. The Lost Symbol foi para as livrarias na terça-feira e será sem dúvida o livro mais vendido em 2009 (em Portugal será editado pela Bertrand a 29 de Outubro). Só para os EUA a tiragem foi de cinco milhões de exemplares (mais 1,5 milhões para serem vendidos fora dos Estados Unidos) e ao mesmo tempo que saiu o livro em capa dura foi lançada a versão e-Book. Só no primeiro dia, divulgou o grupo editorial Random House, venderam-se mais de 1 milhão de exemplares nos EUA, Canadá e Reino Unido.
A cadeia de livrarias inglesa Waterstone’s revelou que foi a venda mais rápida de um romance para adultos, desde sempre. “Tivemos vendas fenomenais do novo Dan Brown”, disse Simon Burke à The Bookseller. “The Lost Symbol é o romance para adultos que mais rapidamente se vendeu nas nossas lojas e o livro que mais vendeu a seguir ao último Harry Potter. Os leitores não quiseram esperar para ter nas mãos aquele que está destinado a ser o thriller da década.” Nos EUA, a venda dos livros também superou as expectativas da cadeia de livrarias Barnes & Noble ― que on-line tinha conseguido, juntamente com a Amazon, a maior pré-venda de um livro de ficção para adultos, diz a Publisher’s Weekly. Mas tanto nos EUA como no Reino Unido, quem se tem mais ressentido com as vendas são os pequenos livreiros, que não estão a ver The Lost Symbol voar das suas estantes por causa dos descontos que as grandes cadeias aplicaram ao preço do livro.
Numa longa entrevista exclusiva que deu a Matt Lauer, do programa Today Show, da NBC, Dan Brown explicou que sentiu a pressão do sucesso. “Há muitas pessoas para além de mim a desejar que este livro corra bem. Mas a maior pressão vem dos meus fãs, que esperaram muitos anos por um livro. Quero que fiquem felizes e espero que gostem deste livro tanto quanto gostaram de O Código Da Vinci.” Muitas coisas contribuíram para que o regresso de Dan Brown à ribalta só tenha acontecido agora
o sucesso, os processos em tribunal por plágio que ganhou, as adaptações ao cinema, todas as distracções , mas para escrever este thriller o escritor passou anos a investigar e deu-lhe muito trabalho transformar esse conhecimento numa história de ficção acessível a todos. Não pertence à maçonaria, mas ter estado a trabalhar neste romance ajudou-o a imaginar um tempo em que os preconceitos religiosos desaparecessem e levou-o a considerar a filosofia maçónica como um “bonito projecto para a espiritualidade humana”. Segundo o jornal The Washington Post, sentiu-se tentado a juntar-se à maçonaria, mas se o tivesse feito era obrigado a um voto de silêncio e não teria escrito o livro.

Para quem esperou tantos anos seis por um novo livro de Dan Brown, The Lost Symbol é uma leitura segura. Desde as primeiras páginas que se percebe que temos nas mãos um livro de Dan Brown e que o escritor norte-americano está a seguir o esquema que sempre seguiu. Embora agora a acção demore doze horas.

Dan Brown, como ele próprio diz, não é William Faulkner. Mas continua a fazer aquilo que faz melhor do que todos os que o tentaram copiar. “Faço algo muito intencional e específico nestes livros, que é misturar factos e ficção num estilo muito moderno e eficiente de contar uma história. Há pessoas que percebem o que eu faço, apanham a carruagem, deixam-se ir e gostam da viagem, e há outras pessoas que se calhar deviam ler livros de outra pessoa qualquer”, disse ao Today Show.

Fonte: PÚBLICO [18.09.2009]

Nenhum comentário: