sábado, 5 de setembro de 2009

As convicções da ministra da Educação

Novo ano escolar

Ministra da Educação promete início de ano lectivo “com toda a normalidade”

05.09.2009 - 14h10 Lusa

A ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues, manifestou-se hoje convicta de que o novo ano escolar abrirá “com toda a normalidade”, recusando o tom “miserabilista” de sentido contrário.

“O Ministério e as escolas têm estado há muitas semanas a preparar o ano lectivo e estou convicta de ele abrirá com toda a normalidade”, disse a ministra falando aos jornalistas no Porto, à margem de uma cerimónia relacionada com o programa Novas Oportunidades.

Questionada sobre preocupações sindicais quanto à abertura do novo ano escolar, a ministra assegurou que “não há problemas”. Disse mesmo que “este será o ano em que será sentida a marca” de uma maior afectação de recursos à Educação.

A ministra destacou o programa em curso para modernização de uma centena de centros escolares, mais 30 do que no ano anterior, e precisou que dia 15 abrem 15 escolas “totalmente renovadas”.

“Muito mais computadores, muito mais condições de trabalho, muito melhores condições no espaço físico, escolas modernizadas: é, de facto, um outro mundo, não esse mundo miserabilista de que há problemas no início do ano”, afirmou.

A titular da pasta da Educação previu mesmo que o arranque ano lectivo se faça “sem história”, com tudo a decorrer “como é esperado”, já que os professores “foram colocados a tempo e horas e as escolas têm todos os recursos de que necessitam”.

Maria de Lurdes Rodrigues desvalorizou os receios manifestados pela Federação das Associações de Pais de Braga, quando a eventuais boicotes na abertura do ano lectivo, por causa das más condições de algumas escolas, em especial num ano em que precisam de estar preparadas para a epidemia da gripe. “Poderá haver um ou outro caso não resolvido, mas ele deve ser reportado para que os serviços do Ministério ou a autarquia possam intervir”, afirmou.

Fonte: PÚBLICO

Nenhum comentário: