Um estudo divulgado em Março de 2003 pela revista Pais & Filhos sobre o stresse dos professores, concluía o seguinte:
Quanto ao factor «mudança» que surge no topo das causas de stress dos professores, a equipa do IPSSO tem uma posição clara: «Não parecem ser as mudanças pedagógicas ou curriculares do sistema de ensino em Portugal que, em si, constituem situações de stress dos professores questionados, mas antes o ritmo com que são introduzidas, a amplitude que elas ambicionam, a falta de informação que sempre as acompanham e o aparente distanciamento que afasta quem as planeou de quem, na realidade, tem de as implementar». Sendo assim, a ideia não é propriamente acabar com as inovações, mas sim introduzi-las de forma mais pensada e gradual e, sobretudo, acompanhadas por um maior esclarecimento e apoio àqueles que têm de as implementar no terreno: os professores. Propõe-se a avaliação das ideias inovadoras antes de serem generalizadas, o diálogo entre quem planeia a mudança e aqueles que a executam, bem como o apoio adequado em recursos…Nota 1: Os destaques são da minha responsabilidade.
Nota 2: Logo que seja possível, publicarei aqui o referido estudo.
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