domingo, 6 de fevereiro de 2011

OPINIÃO > Manuela Ferreira Leite: «UM TROFÉU AO ABSURDO»

A decisão de construir a linha de TGV Poceirão-Caia só não faz parte do anedotário nacional porque a questão é demasiado grave para que possa fazer rir alguém minimamente consciente e preocupado com o futuro do país.

O que está em causa é transformar em facto consumado, a qualquer preço, aquilo que é rejeitado pela gravíssima situação de endividamento do país, pelo interesse nacional e, muito especialmente, pelo respeito que devemos às próximas gerações.

Neste contexto, o Tribunal de Contas levantou sérias reservas quando lhe foi solicitado o visto prévio ao contrato de concessão entre o Estado e as empresas em causa. Em resultado da revisão efetuada, só poderia esperar-se uma melhoria para os contribuintes das suas condições.

Afinal, sabe-se agora que dessa revisão resulta um agravamento dos encargos para o Estado no valor de 195 milhões de euros.

É preciso reler várias vezes a notícia para acreditar nela.

Na verdade, este troço é um absurdo, cuja utilidade dependerá de uma ponte que não surgirá porque não há crédito e de um comboio sem recursos para se manter a circular.

Se esta iniciativa não for politicamente travada, ficará como um troféu à obsessão do primeiro-ministro.

________________________

Expresso 5 de Fevereiro de 2011 | N.º 1997

Nenhum comentário: