quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Folgam uns e outros não…

Maratona negocial chegou ao fim

Acordo com Governo garante aos colégios mais cinco anos de financiamento

09.02.2011 — 20:51 Por Clara Viana

Um “bom acordo”, nas palavras da ministra da Educação, Isabel Alçada. O “acordo possível”, segundo João Alvarenga, presidente da Associação de Estabelecimentos do Ensino Particular e Cooperativo (Aeep).

Esta quarta-feira, depois de uma maratona negocial, Ministério da Educação (ME) e Aeep entenderam-se quanto à forma de reduzir o financiamento aos colégios com contratos de associação, que são pagos pelo Estado para garantir ensino gratuito.

Com base nos resultados de um estudo encomendado à Universidade de Coimbra, o ME pretendia, já no próximo ano lectivo, retirar o financiamento a 214 das 2130 turmas que nos colégios com contrato de associação são financiadas pelo Estado. Em vez disso, o corte será de metade: 107 perderão o financiamento no próximo ano e às restantes acontecerá o mesmo “de forma gradual nos três anos lectivos seguintes”, segundo explicou ontem Isabel Alçada, numa conferência de imprensa realizada ao princípio da noite, em que teve ao lado João Alvarenga. Os termos exactos do acordo só hoje serão conhecidos.

()

PÚBLICO

Nenhum comentário: