terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Ministério gastará menos 12 por cento por aluno no próximo ano

08.02.2011 — 15:39 Por Clara Viana

No próximo ano lectivo, o custo por aluno na escola pública será de cerca de 3300 euros por ano, enquanto neste ano é de 3735 euros, anunciou Isabel Alçada, ministra da Educação, na Comissão Parlamentar de Educação, onde está a ser ouvida.

Esta quebra de quase 12 por cento deve-se aos cortes previstos no sector. Os custos por turma baixarão dos actuais 85.513 euros para 75.457.

O Ministério propõe que os contratos de associação com os colégios privados se situe nos 80 mil euros por turma no próximo ano, portanto mais cinco mil do que o orçamento previsto para a escola pública. “Não me parece que seja a vossa função, senhores deputados, defender os interesses privados”, disse Isabel Alçada, reagindo assim às críticas feitas sobre os cortes previstos nos contratos de associação.

Face aos anúncios sobre a redução de gastos do Ministério da Educação, Rita Rato, do PCP, acusou: “Se houvesse contenção, iniciava-se já hoje a extinção da Parque Escolar, que é um buraco negro, um sorvedouro de recursos públicos”.

PÚBLICO

Nenhum comentário: