terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Professores de EVT e pais do ensino particular manifestam-se em Lisboa

Largas dezenas de professores de EVT e pais do ensino particular manifestam-se junto à AR

08.02.2011 — 15:13 Por Lusa

Largas dezenas de professores de educação visual e tecnológica e pais de alunos do ensino particular e cooperativo estão já concentrados frente ao Parlamento, para protestos distintos, mas que coincidem com a audição da ministra da Educação.

Os pais estão em defesa dos colégios financiados pelo Estado. Os professores de educação visual e tecnológica (EVT) manifestam-se com medo do desemprego, enquanto a ministra da Educação tentará explicar à oposição a justeza das medidas contestadas.

Junto ao Parlamento, os professores de EVT envergam roupa preta e lenços amarelos ao pescoço, empunhando cartazes em defesa da manutenção do par pedagógico (dois professores por sala).

“Um por todos, todos por dois”, é a palavra de ordem gritada ao fundo das escadarias da Assembleia da República.

Os professores improvisaram uma banca com materiais usados nas aulas práticas e um espaço para discursos ao longo da tarde.

Entre os manifestantes ouvem-se desabafos como “é um escândalo” e “uma vergonha”, referindo-se à redução de professores nesta disciplina.

Os manifestantes ocupam já a estrada, sob a vigilância atenta da polícia.

O espaço é dividido com o Movimento SOS Educação, que se manifesta pela manutenção do financiamento público aos colégios com contratos de associação com o Estado.

Os encarregados de educação que protagonizam a manifestação exibem cartazes com capas de livros escritos pela ministra da Educação, Isabel Alçada, e outros em que se lê “Chega de Aventuras, Queremos a Verdade”.

Para as 15h está prevista a chegada de autocarros, tanto da parte dos professores como do SOS Educação.

Os professores de EVT esperam 18 autocarros e acreditam que chegará ao milhar o número de docentes a manifestar-se em São Bento.

O SOS Educação esperava na segunda-feira mais de 600 pessoas para este protesto.

PÚBLICO

Nenhum comentário: