sábado, 3 de janeiro de 2009

Balanço educativo 2008

Em revista pelo ano que agora termina, a actualidade educativa de 2008 parece ter sido submersa por dois grandes acontecimentos: os programas tecnológicos para as escolas e a luta contra o modelo de avaliação de desempenho dos docentes.

Portáteis para todos. Este foi o ano em que os programas tecnológicos para as escolas permitiram o acesso a computadores portáteis a preços aceitáveis, entre os zero e os 150 euros, a professores e a alunos do 1.º ciclo ao Ensino Secundário, incluindo os do programa Novas Oportunidades.

O pequeno portátil Magalhães ganhou fama internacional. Por cá, as estimativas do Governo apontavam para que cerca de 500 mil portáteis fossem distribuídos, até ao final deste ano. Outra das metas tecnológicas anunciadas foi a de equipar as escolas com pelo menos um computador por cada cinco alunos. E dotar 1200 estabelecimentos de ensino com Internet sem fios. Objectivos em curso, com investimentos anunciados em infra-estruturas de rede Ethernet ou wi-fi e em equipamentos.

Fonte: Educare

Nenhum comentário: