sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Alteração nos critérios de correcção dos exames nacionais preocupa professores e alunos

A anunciada alteração nos critérios de correcção nas respostas fechadas de “verdadeiro/falso” nos próximos exames nacionais de Biologia e Geologia e de Português está a indignar e a preocupar professores e alunos. Mónica Maia-Mendes, da Ordem dos Biólogos (OB), considera que, a verificar-se, as consequências são “muito graves”; Edviges Ferreira, vice-presidente da Associação de Professores de Português (APP), pensa que será “um escândalo”.

Para se perceber o que está em causa, basta comparar o que se verificou no ano passado com o que pode acontecer este ano. Por exemplo: na prova de exame de Biologia e Geologia da 2.ª fase de 2008 existiam quatro questões de resposta fechada “verdadeiro/falso”. E essas quatro tinham, cada uma, oito afirmações que os alunos deviam assinalar como verdadeiras ou como falsas. Obtinham a classificação máxima, 10 pontos (ou um valor), se acertassem sete, ou seja, ainda que errassem uma. E havia classificações intermédias ― sete pontos (para quem tivesse cinco ou seis respostas certas) e três pontos (para três ou quatro).

Este ano é diferente no que respeita às provas da disciplina de Biologia e Geologia e da de Português, ambas para o 11.º ou 12.º anos. De acordo com o Gave ― Gabinete de Avaliação Educacional (http://www.gave.min-edu.pt/), a cotação total do item só é atribuída “às respostas que identifiquem correctamente todas as afirmações”. “São classificadas com zero pontos as respostas em que pelo menos uma das afirmações é identificada de forma incorrecta”, “não há lugar a classificações intermédias”, pode ler-se.

Fonte: PÚBLICO

Nenhum comentário: