quinta-feira, 24 de junho de 2010

«Reformas não podem ser impostas autoritariamente»

Francisco Assis pede diálogo entre Governo, autarcas, professores e pais sobre o encerramento de escolas

O líder parlamentar do PS deixou um aviso sobre o encerramento de escolas com poucos alunos: «É preciso que haja uma articulação entre o Governo e as autarquias.»

«Esta reforma tem de ser aplicada com inteligência, com respeito pelas pessoas que estão nos locais e que têm um conhecimento profundo da situação no terreno. Uma reforma destas só pode ter sucesso se for devidamente articulada com autarcas, com professores e pais. As reformas não podem ser impostas autoritariamente, mas sim explicadas e dialogadas devidamente. É esse o esforço que devemos fazer», referiu.

A questão do encerramento de escolas do primeiro ciclo do Básico foi o tema central da reunião entre a ministra da Educação, Isabel Alçada, e o Grupo Parlamentar do PS na Assembleia da República, esta terça-feira.

Francisco Assis insurgiu-se contra «a contaminação demagógica primária» em torno do encerramento de escolas e advertiu que esta reforma tem de ser feita com «inteligência» e em diálogo.

«Infelizmente, este debate é por vezes invertido e alvo de contaminação demagógica primária, porque a questão essencial não é a de encerrar escolas, dando-se a ideia falsa de que se pretende acabar com escolas e impedir a escolarização das crianças. Pelo contrário, estamos é a criar novas perspectivas com a construção de novas escolas e concentrar as crianças em escolas com outras com condições», disse.

IOL Diário

Nenhum comentário: