quarta-feira, 9 de junho de 2010

Escola modelo fecha este ano

EB1 de Várzea de Abrunhais foi vencedora do concurso mundial de escolas inovadoras

A escola do primeiro ciclo de Várzea de Abrunhais, tantas vezes apresentada como modelo nacional, vai fechar. No próximo ano lectivo, ficam às moscas as duas salas. Alunos e docentes mudam-se para o novo Centro Escolar de Lamego Sudeste.

Esta é apenas uma das 30 escolas do primeiro ciclo que vão fechar no concelho lamecense e uma das muitas dezenas em todo o distrito de Viseu. O Sindicato do Professores da Região Centro anda a fazer as contas e, escrutinados 12 dos 24 concelhos, já contabilizou 84, onde a algazarra da miudagem deixará de se ouvir.

Vencedora do Concurso Mundial de Escolas Inovadoras 2009, pelo trabalho de inovação pedagógica a partir das Tecnologias da Informação e Comunicação, a EB1 de Várzea deve ser uma das que mais meios informáticos possuem actualmente. Para além dos "Magalhães" de cada um dos 23 alunos, a escola possui mais nove de reserva, oito computadores de secretária e dois portáteis, para além de dois quadros interactivos com a Plataforma Camões que sincronizam com os computadores individuais dos alunos e rede de Internet sem fios. Ou seja, tudo muito à frente, numa aldeia do interior do país.

Nenhum comentário: