domingo, 20 de junho de 2010

«Os professores e os processos de mudança»

1. O professor desempenha um papel central na transformação das práticas educativas e na melhoria dos processos e resultados do ensino.

2. As condições de trabalho são um factor determinante em qualquer processo de mudança. Uma mudança efectiva das práticas passa necessariamente pela melhoria dessas condições: ratio professor/alunos, espaços físicos lectivos, espaços para trabalho colaborativo, recursos didácticos, sistemas de escuta/comunicação, dispositivos de implicação/valorização, tempo para trabalho colectivo são algumas condições de trabalho que urge equacionar.

3. Qualquer projecto de mudança é objecto de uma interpretação por parte de cada professor. O sentido que o professor lhe atribui (e que determina, em grande parte, a sua postura — e disposição — face à mudança) decorre de três critérios básicos: instrumentalidade, congruência e custo. (Vandenberghe):

3.1. Critério de instrumentalidade: a mudança proposta/decretada explica claramente os princípios, os processos e os resultados? O projecto mostra claramente o que o professor deverá fazer e é praticável?

3.2. Critério de congruência: a mudança proposta/decretada responde parcialmente a uma necessidade? Os alunos estarão interessados? Vão aprender mais? O projecto ajusta-se às condições estruturais de trabalho? É compatível com a imagem que o professor tem de si mesmo?

3.3. Critério de custo: de que modo a mudança afectará pessoalmente o professor, em termos de tempo, energia, novas qualificações, exigências acrescidas? Que esforços acrescidos serão necessários? Que tipo de recompensa (material, simbólica...) receberá o professor?

4. A mudança é realizada pelas pessoas. As suas satisfações, frustações, preocupações, motivações e percepções pessoais desempenham um papel central no sucesso/insucesso das inovações que se querem instituir. Daqui decorre que a pessoa do professor deve estar no centro das preocupações/ intervenções, sendo aconselhável trabalhar pessoalmente com os professores para os fazer compreender o seu papel no processo de transformação.

5. Neste contexto, só uma prática de escuta, de proximidade, de apoio efectivo, de reconhecimento, de valorização, de criação de melhores condições de trabalho pode augurar o sucesso das ‘mudanças’ (sempre) re-anunciadas.

José Matias Alves

(Blogue Terrear)

Nenhum comentário: