quarta-feira, 2 de junho de 2010

Governo coloca mais escolas às moscas

Governo quer fechar 900 escolas

O processo de reorganização da rede escolar do Governo socialista conta encerrar 900 escolas. Em Setembro 500 já não voltam a abrir as portas.

Lusa

16:43 Terça-feira, 1 de Junho de 2010

A ministra da Educação afirmou hoje que no final do processo de reorganização da rede escolar mais de 900 escolas básicas com menos de 21 alunos poderão encerrar, abrangendo um universo máximo de 15 mil crianças.

“No final do processo [de reorganização] da rede escolar, deverão estar cerca de 900 escolas encerradas, mas este universo só corresponde a 3,5 por cento das crianças que frequentam o primeiro ciclo”, declarou Isabel Alçada, em conferência de imprensa.

Falando no final do Conselho de Ministros, que aprovou a resolução para o encerramento das escolas públicas do primeiro ciclo do ensino básico com menos de 21 alunos, Isabel Alçada defendeu que estão em situação de iminente transferência de estabelecimento de ensino “muito poucas crianças”.

3,5% do primeiro ciclo

“Ao falar-se em 900 escolas, o número parece elevado. Mas estamos a falar de 3,5 por cento do universo do primeiro ciclo, que rondará as 400 mil crianças (cerca de cem mil por ano de escolaridade)”, observou a titular da pasta da Educação.

Na conferência de imprensa, a ministra da Educação disse já ter acordo com as autarquias para o encerramento imediato de cerca de 400 escolas.

“Mas há mais escolas em que é provável também esse mesmo acordo, o que poderá elevar o número a mais de 500 escolas este ano”, acrescentou.

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Fonte: Expresso

Nenhum comentário: