segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Ninguém morre de amores pelo actual Estatuto do Aluno

Educação

Professores pedem revisão urgente do Estatuto do Aluno

por Agência Lusa

Movimentos independentes e sindicatos de professores defenderam hoje que será cada vez mais difícil manter a ordem nas escolas sem uma alteração urgente ao Estatuto do Aluno em matéria de ação disciplinar, faltas e provas de recuperação.

Hoje um aluno desobedece e não lhe acontece nada, a lei protege-o”, diz Ilídio Trindade, do Movimento Mobilização e Unidade dos Professores, sobre o Estatuto do Aluno, considerado por alguns docentes uma das heranças “perturbadoras” da ex-ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues.

A nova equipa ministerial, liderada por Isabel Alçada, já anunciou que apresentará até ao final do primeiro trimestre do ano uma proposta de alteração ao Estatuto do Aluno e os representantes dos professores estão na expetativa de saber se esta corresponderá aos anseios da classe, já que entendem que os docentes acabarão por acarretar com as consequências.

Quem tem o castigo é o professor”, afirma o secretário-geral da Federação Nacional dos Sindicatos da Educação (FNE), João Dias da Silva, referindo-se nomeadamente à assiduidade, que obriga os docentes a realizarem provas de recuperação para os alunos com faltas, que em alguns casos acabam por faltar também às ditas provas.

Este é um dos pontos críticos do Estatuto para Ricardo Silva, da Associação de Professores em Defesa do Ensino, por o regime ser “aplicado indiferenciadamente aos alunos que faltam sistematicamente e de forma injustificada e àqueles que realmente não podem comparecer nas aulas por motivos como doença”.

Não faz sentido misturar faltas justificadas e injustificadas”, considerou, criticando também o “trabalho acrescido e o excesso de burocracia que se instalou nas escolas”, nomeadamente devido à imposição de medidas de apoio educativo, em que se inserem as provas de recuperação.

Qualquer dia os alunos não vão às aulas, chegam, fazem uma prova e passam de ano. E quantas provas é que o professor vai ter de fazer”, questionou.

O dirigente entende que a legislação revela uma filosofia de “desconfiança em relação ao professor ao impor legalmente medidas de apoio educativo que estes sempre realizaram, acrescidas de um conjunto de burocracias que tornaram a docência num autêntico inferno”.

A ação disciplinar é outro ponto que tem de ser revisto, segundo João Dias das Silva, da FNE, pela “falta de consequências do incumprimento por parte do aluno das suas obrigações de assiduidade e respeito aos outros e às pessoas dentro da comunidade educativa”.

Quando há tentativa de medidas disciplinares, os processos são tão lentos e burocráticos que os efeitos pedagógicos das medidas se perdem”, declarou.

Mário Nogueira, secretário-geral da Federação Nacional dos Professores (Fenprof), corrobora que o Estatuto do Aluno “carece de uma alteração urgente para que seja uma peça de valorização da escola pública e da autoridade do professor”.

Para este dirigente, o diploma “não passou de um mecanismo menos claro, de uma artimanha e artifício para mexer nas estatísticas e poder influenciar e mentir sobre o sucesso escolar”.

Embora não o considere o mais perturbador, Octávio Gonçalves, do Movimento Promova, concorda que o Estatuto do Aluno “concorre para a perturbação nas escolas e deve ser revisto”.

Todos são unânimes em reclamar “mais autoridade para os docentes e uma maior responsabilização dos alunos e das famílias”.

Nota: A Agência Lusa já utiliza a ortografia prevista no novo Acordo Ortográfico.

Fonte: i

Um comentário:

OLima disse...

É bom que se repita que o actual estatuto do aluno não serve para o educar a sério e contribui para a indisciplina. Há 3 anos que muitos de nós dizemos isto nos nossos locais de trabalho, mas quem somos nós para sermos ouvidos?