segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Ambiente encrespado na Comunicação Social

Nota da Direcção

Mário Crespo cessa

colaboração no JN

O jornalista Mário Crespo foi até ontem colaborador de opinião do Jornal de Notícias. Essa colaboração cessou por sua vontade. Acontece que, no domingo à noite, o director do JN o contactou dando-lhe conta das dúvidas que lhe causava o texto que Mário Crespo enviara para publicação no dia seguinte. Basicamente, no entender do director do JN o texto de Mário Crespo não era um simples texto de Opinião mas fazia referências a factos que suscitavam duas ordens de problemas: por um lado necessitavam de confirmação, de que fosse exercido o direito ao contraditório relativamente às pessoas ali citadas; por outro lado, a informação chegara a Mário Crespo por um processo que o JN habitualmente rejeita como prática noticiosa; isto é: o texto era construído a partir de informações que lhe tinham sido fornecidas por alguém que escutara uma conversa num restaurante.

Da conversa entre o director e o colaborador do jornal resultou que este decidiu retirar o texto de publicação e informou que cessava de imediato a sua colaboração com o jornal, o que a Direcção do JN respeita.

Jornal de Notícias [01.02.2010]

Comentário:

Na minha opinião, os artigos de opinião de Mário Crespo, publicados semanalmente no Jornal de Notícias, já estavam a durar há demasiado tempo… Os livros com os ensinamentos de Hugo Chávez circularão por aí…

Por este andar, deixaremos de ter vozes críticas na Comunicação Social!...

Algumas pessoas ficarão alegres com isto. Mas todos os que prezamos a Liberdade, teremos de ficar seriamente preocupados com a situação. Lembremo-nos disto: a maior parte dos ditadores chegam ao poder através de eleições democráticas…

Não foi este o País que nos prometeram com a Revolução dos Cravos!

Aqui fica o texto de Mário Crespo que levou à cessação da sua colaboração no jornal nortenho.

Nenhum comentário: