sábado, 6 de agosto de 2011

Web faz 20 anos

AGOSTO DE 1991: O NASCIMENTO DA WWW.

Há 20 anos, a 6 de Agosto de 1991, Tim Berners-Lee, do laboratório europeu de pesquisa de física de partículas CERN, revelou um projecto chamado World Wide Web, que tinha como objectivo a definição dos métodos de acesso à informação. Este projecto nasceu da necessidade de partilhar informação entre cientistas que realizavam as suas investigações em instalações distantes umas das outras.

O conceito de World Wide Web combinava várias tecnologias existentes, como o DNS (Domain Name Server), que traduz os nomes em linguagem mais ou menos corrente para endereços IP), o protocolo de transmissão de informação HTTP (Hypertext Transmission Protocol) e a linguagem HTML, para descrever a estrutura de uma página contendo texto e elementos gráficos, que depois é interpretada pelo programa de acesso, a que se convencionou chamar web browser.

A primeira página Web, a qual só continha texto, foi colocada online num computador NeXTcube e continha informação sobre a própria web, como obter um browser e como montar um servidor de páginas.

Foi, provavelmente, a mais importante revolução da história da humanidade dos tempos modernos, pois facilitou o acesso, generalizado e rápido, a todos os tipos de informação. Esta revolução no acesso à informação mudou a forma como fazemos compras, como acedemos aos serviços públicos, como nos relacionamos com outras pessoas, como nos divertimos, como são preparados crimes e até como nos relacionamos com quem nos governa. Actualmente há cerca de 50 mil milhões de páginas web.

Nenhum comentário: