quarta-feira, 31 de agosto de 2011

E isto muda alguma coisa?

Professores: Conselho de Escolas vai pronunciar-se sobre avaliação

Órgão consultivo vai reunir-se, na terça-feira, para discutir o assunto

Por: tvi24 / MM | 31- 8- 2011 13: 34

O Conselho de Escolas reúne-se, na terça-feira, para tomar posição sobre a avaliação de desempenho dos professores, que está a ser negociada entre o Governo e os sindicatos. A informação foi avançada à Lusa pelo presidente deste órgão consultivo, Manuel Esperança.

Em entrevista, o responsável avançou que concordaria com uma medida que deixasse fora do processo de avaliação em causa os professores dos dois últimos escalões. «Não é não terem avaliação, é não estarem sujeitos a este processo», afirmou o dirigente escolar, sugerindo que estes docentes entregassem também um relatório anual, uma auto-avaliação, sendo o trabalho «sempre visto e acompanhado» pelo coordenador de departamento.

«Concordo com isto, da mesma forma que concordo que aqueles que se aposentam durante o ciclo [avaliativo] estejam isentos. Estavam isentos», disse o presidente do Conselho de Escolas, para quem seria assim encontrada uma forma de «não tornar o processo tão pesado».

Para Manuel Esperança, não se perderia qualidade e «as coisas podiam funcionar da mesma forma».

O parecer que resultar da reunião dos conselheiros, a realizar em Caparide, será entregue ao Governo, que no dia 9 de Setembro conta ter concluídas as negociações com os sindicatos de professores.

Após uma primeira apreciação ao documento que foi distribuído aos sindicatos na última ronda negocial, Manuel Esperança referiu que as aulas observadas exigidas aos docentes que pretendessem obter as menções de Muito Bom ou Excelente passam a ser necessárias apenas para a menção mais elevada: «Neste novo modelo só se fala no Excelente».

TVI24

Nenhum comentário: