terça-feira, 30 de agosto de 2011

SEEAE muito optimista em relação ao desfecho da negociação com os sindicatos

Segunda ronda negocial com os sindicatos

“Modelo final de avaliação dos professores começa a ganhar forma”

30.08.2011 — 16:42 Por João d´Espiney

O documento está hoje mais completo e começa a ganhar a forma do modelo final de avaliação dos professores”, afirmou hoje o secretário de Estado do Ensino e da Administração Escolar, João Casanova de Almeida. Falando aos jornalistas no final da segunda ronda negocial com os sindicatos, o governante salientou que a segunda versão do diploma regista “avanços e clarificações”, mas a “estrutura fundamental do modelo mantém-se”.

É nossa convicção que em Setembro deixaremos este dossier encerrado para nos concentrarmos na melhoria da aprendizagem e na prevenção do abandono escolar precoce”, disse João Casanova de Almeida.

Questionado sobre as razões que levaram o Ministério a deixar cair o artigo que isentava do processo de avaliação os professores no fim da carreira, o secretário de Estado recusou a ideia de o Governo ter recuado. “Não tem sentido falar em avanços e recuos. Só se o documento já estivesse fechado. É uma negociação e tem de haver convergências”, justificou.

Relativamente às quotas, a questão central para os sindicatos, João Casanova de Almeida reconheceu que há um “distanciamento” mas lembrou que ainda há mais uma ronda negocial. “A distância será encurtada ao ponto de termos, no dia 9, muito mais coisas em comum”, afirmou.

Os sindicatos ficaram agora de enviar os respectivos pareceres sobre a segunda versão do diploma até sexta-feira. O Ministério comprometeu-se a enviar uma nova versão até ao dia 6, para ser discutido na reunião de dia 9, data em que o ministro pretende encerrar as negociações.

PÚBLICO

Nenhum comentário: